O sistema de proteção contra incêndio é uma medida preventiva para evitar que o fogo se espalhe e ocasione um grande dano estrutural e ambiental. A prevenção é realizada com o uso de equipamentos específicos para detectar, prevenir e controlar o fogo, a fim de reduzir ou minimizar danos materiais e pessoais.
O que é o Sistema de Proteção Contra Incêndio?
É um conjunto de medidas que incluem dispositivos, equipamentos e componentes que têm como objetivo detectar, prevenir e controlar o fogo com a finalidade de minimizar os danos materiais e naturais causados por ele.
Como funciona?
O sistema de proteção contra incêndio é composto por variados equipamentos, que podem ser divididos em ativos e passivos. Os ativos são responsáveis por detectar, prevenir e controlar o fogo em diferentes níveis. Eles incluem alarme de incêndio, iluminação de emergência, extintores, sprinklers e sinalizadores. Os sistemas passivos são aqueles que contribuem para impedir ou retardar a propagação do fogo e dos gases tóxicos em um espaço. Por exemplo, são usados portas corta-fogo, superfícies resistentes ao fogo, janelas e paredes resistentes ao fogo, reiventadores de ar, entre outros.
Vantagens
- Prevenção e segurança para vidas e patrimônio;
- Monitoramento contínuo e constante;
- Redução de danos físicos e materiais;
- Controle da propagação de fogo;
- Redução da quantidade de recursos utilizados no combate;
- Aumento da responsabilidade civil;
Uma vez instalado o sistema de proteção contra incêndio, é fundamental realizar a manutenção e os testes de funcionamento regulares para certificar-se de que todos os componentes do sistema estão operando corretamente. Para isso, recomenda-se contratar a empresa Diferencial Serviços que é especializada em projetos de segurança contra incêndio. Faça uma cotação e invista em segurança para sua empresa e residência.