Os incêndios gravemente afetam o meio ambiente e a saúde das pessoas e possuem uma grande capacidade de destruição. Uma forma de proteção e prevenção eficaz é através da instalação de sistemas de alarme de incêndio, que podem ser regulamentados por meio da Norma Regulamentadora (NR) nº 23, regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
O que é a Norma Regulamentadora para Alarme de Incêndio?
A Norma Regulamentadora para Alarme de Incêndio é um conjunto de diretrizes técnicas criadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e que serve de parâmetro para a instalação e manutenção de equipamentos de alarme de incêndio adequado para garantir a segurança de pessoas e bens diante de um eventual sinistro com fogo. Além disso, ela também trata de requisitos para a formação de brigada de incêndio e para a estruturação de planos de emergência.
Como funciona?
A NR 23 especifica os requisitos técnicos minímos exigíveis para o dimensionamento, instalação, manutenção e uso de equipamentos de alarme de incêndio. A norma estabelece regras, desde a aquisição dos equipamentos, até o seu dimensionamento, instalação, manutenção, operação e execução das tarefas de verificação periódica.
Vantagens de utilizar Norma Regulamentadora para Alarme de Incêndio
- Garantia de segurança para pessoas e bens;
- Elevação do nível de prevenção;
- Garantia de que as instalações estão de acordo com as regras estabelecidas;
- Aumento da produtividade;
- Redução de custos.
Esta Norma Regulamentadora para Alarme de Incêndio garante a segurança de todos os envolvidos, assegurando a qualidade na instalação, além de proporcionar maior prevenção e redução de custos. Para obter o melhor resultado, conte com a Diferencial Serviços, uma empresa especializada no segmento Incêndios - Projetos de segurança. Entre em contato e solicite uma cotação.