Prevenção de incêndio: o que é e como funciona?
A prevenção de incêndio, ou prevenção de riscos de incêndio, é o conjunto de medidas tomadas para evitar ou reduzir, de forma proativa, a ocorrência de um incêndio, com o objetivo de reduzir ou eliminar danos materiais, bem como perdas humanas. As principais ações envolvidas na prevenção de incêndio são a seleção de materiais e componentes de segurança, a projetação estrutural e os sistemas de prevenção de incêndio instalados.
Como funciona?
A prevenção de incêndio baseia-se no estabelecimento de medidas preventivas que podem ser implementadas durante a obra, antes da construção de um edifício ou equipamento, ou para a manutenção de edificações já existentes. Neste sentido, os profissionais da área de segurança contra incêndios trabalham em várias frentes de ação, desde a seleção de materiais classificados como seguros à incêndio, que resistam ao fogo por períodos prolongados, à instalação de sistemas específicos, como detectores e sprinklers de incêndio, alarme e sistema de extinção de fogo, entre outros.
Vantagens de se utilizar prevenção de incêndio:
- Redução de custos - Ao monitorar a prevenção de incêndio, pode-se evitar gastos com reparos e manutenções no caso de um incêndio; Maior segurança - As medidas preventivas implementadas para prevenir incêndios aumentam a segurança para as pessoas; Redução de tempo - O tempo utilizado para solucionar um problema causado pelo fogo, seja para reparos ou realocação dos ativos, é significativamente menor com as medidas preventivas; Redução de impactos - O impacto causado por incêndios é menor quando as devidas medidas preventivas são tomadas.
A prevenção de incêndio é especialmente importante, pois além de proporcionar segurança, ela reduz custos e tempo gastos para reparar danos causados por incêndios. Para usufruir de todas as vantagens desse serviço, conte com a Diferencial Serviços, especializada em projetos de segurança contra incêndios. Entre em contato com a equipe e faça uma cotação.